A Cidade

Caconde, Estância Climática desde 1966, distante 290 km da Capital Paulista, na região leste do estado, vem a muito se destacando como pólo receptivo de turistas, chegando a ser considerada uma das 30 mais belas pequenas cidades do Brasil.

Encravada na encosta oeste da Mantiqueira oferece além de um dos climas mais amenos do estado, um relevo acidentado com muitas matas, cachoeiras, rios, lagos e riachos, que formam belezas naturais incomparáveis, enchem os olhos e apaixonam quem as conhece.

Com, importância impar em sua região, Caconde destaca-se não só por suas belezas naturais, mas também por suas riquezas históricas, culturais e religiosas que se manifestam hoje em dia em diversos eventos como: Festviola, Caconfolia (ou carnaval fora de época) e o Carnaval considerado um dos melhores do interior paulista,além é claro das atividades religiosas realizados pela Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Tendo, como principal fonte econômica a agricultura, onde se especializou em produzir café de qualidade, Caconde orgulha-se de ter importantes áreas preservadas, apresentando como testemunha uma vasta fauna silvestre e uma vegetação caracterizada como Mata Atlântica de Clima tropical.

Além da Agricultura o Turismo vem se transformando em importante fonte de renda, com diversos pontos turísticos: Praça da Matriz, Praça do Rosário, Aquário, Mirante, Usina Velha, Cachoeira da Santa Quitéria e a Prainha (parque municipal localizado às margens da Represa Caconde é excelente ponto de encontro para um Happy hour, para passeios de lancha, jetsky além de um excelente ponto de partida para uma boa pescaria).

Com tudo isso Caconde vem se destacando pela diversidade de seus atrativos, além é claro do turismo de Aventuras que com atividades como: Trekking, Cavalgada, Rapel, Tirolesa, Cascading, , Bóia-Cross  e o  Rafting realizado no Rio Pardo com durante o ano todo, transformam Caconde em referencia para os aventureiros de todo o Brasil e até do exterior.

Caconde, uma cidade naturalmente turística e pronta para receber você.

Pontos Turísticos

Parque Prainha

Área de 60.000 m2, a margem direita da Represa Caconde, próximos a barragem e distante 8 km da cidade.
Possui uma grande variedade de atividades bem distribuídas em toda sua área. Entre elas estão:

1) Área de camping, interna na mata nativa, com toda a infra-estrutura básica.

2) Quiosques ao longo da orla da represa.

3) Trilhas com trechos diversificados de mata, beira da represa e campos abertos; muito apreciadas para caminhadas ao amanhecer e ao entardecer.

4) Áreas reservadas para reunião de grupos ou famílias com churrasqueiras.

5) Bancos de areia para “peladas”.

6) Quadra de areia para vôlei.

7) Espaços de brinquedos infantis como “casa das bonecas” e “casa do Tarzan”.

8) Pista de moto-cross.

9) Rampa de embarque e desembarque para lanchas, jet-ski, canoas, etc..

10) Amplo estacionamento.

 

Praça do Redentor

Localizada num dos pontos mais alto da cidade, tem a estátua do Cristo Redentor cercada por uma graciosa praça, ajardinada, com ambientes diversificados, bem iluminada e com um bom estacionamento.
Pela sua posição, tornou-se um mirante ideal para fotos panorâmicas, pois oferece uma bela visão tanto da cidade bem próxima, como, bem ao fundo, dos últimos contornos da Serra da Mantiqueira, onde se vêem as Escarpas do Rosseto, a Capelinha do Pontal na “Serra do Quilombo”, o Morro do Mirante e muito mais.
A praça tanto pode ser alcançada por carro como a pé, pois esta ligada à parte baixa da cidade por uma grande e bem planejada escadaria que permite além de um bom exercício físico, a oportunidade de descortinar aos poucos a paisagem a sua frente.   

Igreja Matriz

Construídas em estilo românico puro no ano de 1955, com projeto do arquiteto Dr. Bruno Simão Magro, ex-professor da Escola Politécnica (USP) e ex-diretor da FAU (USP).

Possui três telas a óleo em estilo clássico do pintor cacondense Edmundo Migliaccio: Nossa Senhora da Glória, Imaculada Conceição e Jesus Crucificado datadas em 1961.
Localizada na praça principal da cidade, conjuga sua imponência à homenagem feita pelos municípios ao mais iminente dos seus representantes, dando-lhe o nome de Praça Ranieri Mazzilli.

Deputado em vários mandatos, Ranieri Mazzilli, foi Presidente do Congresso Nacional em mais de uma gestão, o que o levou por diferentes circunstâncias a assumir várias vezes o cargo de Presidente da República.   

Aquário Municipal

Inaugurado no final do ano de 2004, construído nas proximidades da represa Caconde, à 5 Km do centro da cidade.

O Aquário Municipal de Caconde é constituído por 18 aquários, sendo nove aquários de água doce e nove aquários marinhos, onde o público pode contemplar:

- Aquários Plantados e de Corais,

- Ciclídios Africanos,

- Discos Importados entre outras espécies ornamentais.

- Espécies pertinentes à fauna local: tilápias, pacus, lambaris, tucunarés e outros.

O Aquário Municipal desde a sua inauguração vem atraindo cada dia mais visitante graças a sua beleza e exuberância.

Praça do Mirante Pedro Ribeiro

Situada a 14km da cidade, a uma altitude de 1.195m, com 360º de visão de horizonte, é um camarote de luxo para se apreciar o espetáculo da natureza.

Ao norte no meio à beleza do relevo, avista-se a cidade de Caconde.
A leste contempla-se a beleza grandiosa do lago da Represa Graminha que ao amanhecer faz-se dourado ao refletir a luz do sol e prateado ao anoitecer ao espelhar a luz da lua.

Ao sul, por onde se chega transpondo o seu implicante portal 11:11, também se avista o Cristo Redentor de Poços de Caldas, incrustado nos contornos da Mantiqueira.
E a oeste, o relevo e o contorno dos morros mais próximos, se emprestam como molduras à mãe natureza que, com sua divina arte, oferece aos observadores, grandiosos espetáculos ao por do sol.

A Praça do Mirante foi construída com a preocupação de manter e divulgar a já existente alma mística e esotérica do local que se avizinha da igrejinha do grande rezador Sr. Pedro Ribeiro a quem são atribuídas fortes rezas com efeitos milagrosos.

Além da intenção descrita pretende-se oferecer ao cidadão do 3º milênio, da Era de Aquário, um templo ecumênico, um espaço que com a sua simbologia dá boas vindas a todas as correntes de pensamento.

Com o formato de um trevo de 04 folhas, a praça recebe seus visitantes, mostrando a sorte que tiveram pela oportunidade dessa visita.

Visita que permite o contato com uma intricada conjugação de símbolos que vão desde as pirâmides à estrela de seis pontas (da androginia perfeita ao sexo dos deuses ), da cruz de Malta à flor de Lótus (chakra da coroa), dos trigramas do Ba-Guá ao útero da consciência cósmica e do portal do resgate dos espíritos evoluídos à seqüência numérica chave da passagem entre as diferentes dimensões.

Tudo isso cria para os entendidos um clima de familiaridade e êxtase, e, para os não entendidos uma sensação de curiosidade.
Enfim, um lugar de onde se contempla o universo exterior através da magnífica natureza ao seu redor, e se alimenta o universo interior através do relaxamento, energização e meditação.

Um lugar que faz a gente se sentir muito mais perto de Deus.